Translate

domingo, 17 de junho de 2012

Período Mesolítico

    Mesolítico (10.000 a.C a 5.000 a.C) é o termo empregue para denominar o período da pré-história que serve de transição entre o Paleolítico e o Neolítico, e presente (ou pelo menos, com duração razoável) apenas em algumas regiões do mundo onde não houve transição direta entre esses dois períodos. Significa Idade Média da Pedra (do grego μεσος, mesos = médio; e λίθος, líthos = pedra) por contraposição ao Paleolítico (Idade Antiga da Pedra) e ao Neolítico (Idade Nova da Pedra), identificando-se com as últimas sociedades de caçadores-coletores.

O período mesolítico só existiu em algumas regiões do mundo onde não houve transição direta entre os períodos Paleolítico e Neolítico, pois, a evolução histórica se deu diferente em determinadas regiões.

Os hábitos das culturas do Mesolítico eram basicamente nômades, com assentamentos estacionais de inverno e acampamentos de verão, embora em algumas regiões costeiras europeias e no Próximo Oriente (ali onde encontraram recursos suficientes e regulares) começassem a viver de um modo mais sedentário.

As regiões que sofreram maiores efeitos das glaciações tiveram Mesolíticos mais evidentes.

Iniciou-se com o fim do Pleistoceno, há cerca de 10 mil anos, e terminou com a introdução da agricultura, em épocas que variam de acordo com a região.

 

Cronologia


O Mesolítico começaria com a transição do Pleistoceno ao Holoceno, há cerca de 12.000 anos, e finalizaria com a aparição dos modos de vida produtores/neolíticos, cuja cronologia varia muito de umas regiões para outras e de um continente para outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário